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Como ter um onboarding de sucesso na sua empresa

Bem-vindo ao mundo do onboarding! Se você está aqui, provavelmente é porque tem interesse em garantir que seus novos colaboradores sejam integrados de maneira eficiente e efetiva à cultura organizacional, aos valores e aos processos da sua empresa. Afinal, um bom onboarding pode ter um impacto significativo na satisfação, retenção e desempenho das equipes.


Então, continue a leitura para explorar algumas dicas para um onboarding efetivo que vai ser um sucesso entre os colaboradores.


Pessoas no trabalho conversando.

Alinhando expectativas


Antes mesmo de contratar um novo colaborador, é importante que você saiba exatamente o que espera dele. Isso inclui as tarefas que ele realizará, os objetivos a serem alcançados e as competências necessárias para o cargo. Quanto mais claras e objetivas forem suas expectativas, mais fácil será para o novo colaborador entender o que é esperado dele e, consequentemente, performar melhor. Vale lembrar que a comunicação clara e objetiva dessas expectativas é o primeiro passo para um onboarding nota 10. Você pode fazer isso em uma reunião, por meio de vídeos ou outros materiais.


Preparando conteúdos úteis


Treinamentos e recursos adequados são cruciais para garantir que eles tenham as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções. Além disso, é importante fornecer recursos, como manuais de procedimentos, ferramentas e tecnologias que eles possam consultar sempre que tiverem alguma dúvida.


Kit de boas-vindas


Crie uma cultura acolhedora na sua empresa. O onboarding não se trata apenas de treinar os novos colaboradores sobre suas tarefas e responsabilidades, mas também trazer o sentimento de pertencimento à cultura. Para acolher quem está chegando à organização, invista em um kit de boas-vindas com alguns brindes personalizados e materiais úteis impressos.


Acompanhamento


Um bom onboarding não termina quando cada novo colaborador se dirige ao setor onde vai, de fato, trabalhar. É importante que exista um acompanhamento de desempenho e feedbacks construtivos. Isso ajudará a identificar pontos de melhoria e a garantir que o time esteja desenvolvendo as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos na empresa.


É importante lembrar que o onboarding é um processo contínuo e que requer tempo e recursos para ser feito corretamente. Não é algo que você pode fazer rapidamente e esquecer.


É preciso investir em treinamentos, programas de integração, recursos e tecnologias para garantir que seus novos colaboradores tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível.


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